terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PROJECTO DO CÍRCULO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA SAGRADAS
"LIMA DE FREITAS"


"Aqui não entra quem não seja geómetra."

PLATÃO
(aviso a quem entrava na sua Academia)



Inspirada nos trabalhos realizados no âmbito da Geometria Sagrada por Almada Negreiros e Lima de Freitas, a Nova Acrópole de Portugal decidiu criar o CÍRCULO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA SAGRADAS "LIMA DE FREITAS" com o objectivo de revitalizar e actualizar a tradição pitagórica e platónica em concomitância com o estudos comparados desta tradição com as outras áreas culturais do planeta na procura das essências comuns a toda a Humanidade. Objectivo consignado no segundo princípio da Carta de Fundação da Nova Acrópole, como ONG:

Despertar uma visão global através do estudo comparado da Filosofia, das Artes, das Ciências, Religiões e Artes.


Paralelamente presta-se justa homenagem à figura de Lima de Freitas que nos ofereceu valiosos e inovadores trabalhos na área da geometria sagrada, que merecem ser continuados, na esteira do que ele próprio fez relativamente ao pioneirismo de Almada Negreiros no século XX, ao rememorar a tradição de índole pitagórica.

Este Círculo propõe-se desenvolver e incentivar a realização dos seguintes escopos:

1. Estudo dos princípios da tradição pitagórica, de sua origem egípcia e oriental e do seu legado ao longo dos séculos.

2. Estudo da aplicação desses princípios numéricos, harmónicos e geométricos na geografia sagrada das culturas antigas, na arquitectura sagrada, na literatura e em todos os domínios onde esses princípios foram aplicados pelos humanos. Trata-se sempre de uma investigação transdisciplinar.

3. Procura desses princípios numéricos, harmónicos e geométricos na Natureza.

4. Fomentar o estudo da presença de princípios da matemática e geometria sagradas na matemática e geometria correntes. Incluir nestas o estudo de matemáticas de outras tradições como a indiana e a maya.

5. Estudo do legado da tradição pitagórica na cultura portuguesa, nomeadamente nas obras de Almada Negreiros e de Lima de Freitas.

6. Desenvolver projectos específicos para estudo destes princípios aplicados na arte e na arquitectura portuguesas.

7. Fomentar a publicação dos estudos realizados no âmbito do Círculo «Lima de Freitas» em revistas científicas, na revista «Acrópole» e no web site do Círculo a realizar.

8. Fomentar que os membros do Círculo realizem comunicações e conferências nos centros da Nova Acrópole assim como em universidades de modo a divulgar estas vertentes do conhecimento humano, geralmente olvidadas no mundo académico.

9. Idem para a realização de curso e seminários.

10. Convidar investigadores, nacionais e estrangeiros, não pertencentes ao Círculo, que se tenham distinguindo em pesquisas na área das matemática e geometria sagradas, para participarem em projectos do Círculo e proferirem conferências. Fomentar o intercâmbio com outros grupos de estudos congéneres.

11. Fomentar a edição de livros e conteúdos multimédia no âmbito desta temática, assim como a realização de exposições.

12. Realizar projectos de divulgação educativa especialmente para jovens do ensino secundário e universitário, tanto em Portugal como nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

ORGANIGRAMA DO CÍRCULO E ACEITAÇÃO DE MEMBROS:

Este Círculo tem uma Direcção Executiva composta pelo Director da Nova Acrópole em Portugal e um Coordenador. De momento, José Carlos Fernández e Paulo Alexandre Loução. De futuro, esta direcção executiva poderá ser alargada a mais participantes, por convite.

Para além de se responsabilizar pela organização de todas as actividades do Círculo, compete à Direcção Executiva aprovar a entrada de novos membros e fazer os convites para o Conselho Científico e o Conselho de Honra do Círculo.

O Conselho Científico tem como missão assessorar e dar pareceres à Direcção Executiva em diferentes áreas.

O Conselho de Honra será composto por familiares de Lima de Freitas e personalidades muito distinguidas na sua área ou na vida pública, que apadrinham a criação do Círculo.

São membros fundadores todos aqueles que se propuserem para o efeito até ao dia 31/1/2009 e forem aceites pela Direcção Executiva, que também poderá fazer convites com esse fito.

ACEITAÇÃO DE MEMBROS:

A candidatura a membros do Círculo Lima de Freitas está aberta a todos os cidadãos com mais de 18 anos de idade. Ao efectuarem a candidatura deverão especificar que contributo desejam oferecer ao Círculo e referir que concordam com os seus escopos, com a Carta Fundadora da Nova Acrópole, e aceitam os deveres de membro do Círculo Lima de Freitas, que são:

- Escrever pelo menos um artigo por ano no âmbito da matemática e geometria sagrada, para ser divulgado no website do Círculo.

- Colaborar na medida das suas possibilidades nos projectos em curso do Círculo.

- Liquidar uma quota anual de 50 euros.

Por sua vez, terão direito a 20% nos cursos e seminários organizados pelo Círculo, na compra de livros das Edições Nova Acrópole, receberão gratuitamente a revista «Acrópole» e serão convocados para as reuniões de membros do Círculo Lima de Freitas e do Círculo de Amigos da Nova Acrópole. Também terão orientação e apoio bibliográfico para os seus estudos nesta área.

Os membros do Conselho Científico e do Conselho de Honra terão gratuitamente todas as regalias citadas no parágrafo anterior.


"O cânone não é obra do homem, é a captação que o homem pode da imanência."
Almada Negreiros

"[Os números são] verdadeiros 'seres' carregados de um profunda significação simbólica e metafísica. [...] O Número é aspecto do Nume. Nele arde o fogo secreto que une todas as coisas, visíveis e invisíveis, passadas presentes e futuras, daqui e de toda a parte. Número é também Nome: nome impronúnciável, indizível e secreto que a razão não pode inventar mas que inventa a razão. Como um campo magnético, só discernível quando a limalha de ferro lhe desenha a presença, o Número preexiste à forma e determina-a. Falar do Número é falar da cristalografia da presença, da potência, da ausência, de todos os possíveis. Número – assim o sabiam os Antigos – não é simples computo, nem mero calculo: é a arte da ciência e a ciência da arte; é a ordem secreta donde emanam todas as genéticas, todos os crescimentos; é a chave não espacial dos espaços, a chave atemporal dos tempos, o princípio do lugar, o pólo das polarizações, o diagrama fixo das evanescências; é o Sopro, o Pneuma, o Logos; é o que está e não está, o que é sem ser, a causa sem causa. E é ainda a sua própria consequência e todos os efeitos, o próprio transitório e o próprio evanescente."
Lima de Freitas
Pintar o Sete, pp. 130 e 145

6 comentários:

  1. Gostaria muito de ter a honra de pertencer a este circulo de estudos. Moro no Brasil, professor de matemática aposentado e amigo da geometria e da matemática . Portanto estou propondo o meu nome para este circulo.Frequentei aulas na Nova ACropole de Taubaté - São Paulo,
    Benedito Nelson Rovida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já este Círculo só está a realizar actividades em Portugal. Quando realizarmos actividades no Brasil teremos todo o gosto em que participe.
      Pedimos muita desculpa pelo atraso na resposta.
      Paulo Alexandre Loução
      endovelico7@gmail.com

      Eliminar
  2. Ola gostaria de entrar em contacto com professor José carlos frenadez, sou professor de biologia tenho um blog numerosbiologicos.blospot.com
    procuro flores octpétalas

    abraço
    carlos oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante o seu trabalho, mas realmente não conhecemos nenhuma flor octpétalas.
      Pedimos desculpa pela traso na resposta.
      Um abraço,
      Paulo Loução
      endovelico7@gmail.com

      Eliminar
  3. Bom dia. Gostaria de pertencer a este círculo de estudos. Sou arquitecta e a Geometria Sagrada, 'foi-me apresentada', pela Prof. Arq.ª Isabel Alçada Cardoso, quando iniciei a faculdade. Sempre senti um fascínio por esta área e tenho alguma literatura a este respeito, que de vez em quando releio pelo encanto que sinto.
    Muitos dos trabalhos que realizei enquanto aluna universitária, se prenderam com a análise deste tema, que é desconhecido de muitos...
    Gostaria de fazer doutoramento nesta área e é motivante deparar-me com um círculo como este.
    Catarina Vaz de Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, pedimos imensa desculpa pelo atraso na resposta. Por lapso não nos apercebemos do seu comentário.
      Temos imenso gosto que pertença ao nosso Círculo e teremos todo o gosto em colaborar nas suas investigações.
      Um abraço,
      Paulo Alexandre Loução
      endovelico7@gmail.com

      Eliminar